6.4.07

A ESTRUTURA DA BÍBLIA

ESTAREMOS DANDO AOS NOSSOS VISITANTES APARTIR DE AGORA UMA EXCELENTE FERRAMENTA, PARA ESTUDO QUE SERÁ PUBLICADO A CADA SEMANA, PARA ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS.
APROVEITEM O MÁXIMO E BOM ESTUDO.
NESTA PRIMEIRA AULA ESTAREMOS ENSINANDO SOBRE A ESTRUTURA BÁSICA DA BÍBLIA.
A palavra Bíblia vem do grego biblos e significa livros em português. Alguns sinônimos de "a Bíblia" são "As Escrituras" e "Palavra de Deus".
Disse-lhes Jesus: Nunca lestes as Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos? (Mt 21.42)
A Bíblia divide-se em duas partes principais: antigo pacto ou testamento e novo pacto ou testamento também conhecidos como antiga e nova aliança, contém 66 livros sendo 39 no antigo testamento e 27 no novo testamento, esses livros foram escritos num período entorno de 16 séculos e por cerca de quarenta escritores, os quais exerceram as mais diferentes profissões e atividades. Viveram e escreveram em países diferentes, entretanto seus escritos formam uma harmonia perfeita.Isso prova que Um só autor dirigia no registro da revelação divina.
A Bíblia não é um compêndio de ciência, mas quando trata de assuntos científicos em seu ensino, o faz sem cometer erros. Ela não é um compêndio de história, mas sempre que a história secular se cruza com a história sagrada em suas páginas, a Bíblia faz referência a ela sem cometer erro. Se a Bíblia não fosse inerrante e não tivesse certa nas questões factuais, empíricas, comprováveis, de que maneira seria possível confiar nela em questões espirituais, não sujeitas a testes? Como Jesus disse a Nicodemos: "Se falei de coisas terrenas, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? (Jo 3.12)
1- ANTIGO TESTAMENTO
Escrito em hebraico com algumas passagens em aramaico, divide-se em quatro grupos: LEI;HISTÓRIA;POESIAS;PROFECIA
LEI- Os cinco primeiros livros, também chamados pentateuco, do Gênesis a Deuteronômio
HISTÓRIA-Doze livros, de Josué a Ester
POESIA- Cinco livros, de Jó a Cantares
PROFECIA- Dezessete livros, de Isaías a Malaquias, subdividindo-se em dois grupos os dos profetas maiores( 5 livros de Isaías a Daniel) e os profetas menores(12 livros, de Oséias a Malaquias)
2- NOVO TESTAMENTO
Escrito em grego com excessão do livro de Mateus e da carta aos hebreus que foram escritos originalmente em hebraico. Contém 27 livros classificados em quatro grandes grupos: BIOGRAFIA;HISTÓRIA;EPISTOLAS E PROFECIA
BIOGRAFIA-São os quatro evangelhos (boas notícias), os três primeiros são conhecidos como sinópticos(resumo) devido ao paralelismo entre eles. Os evangelhos eram conhecidos pela igreja primitiva com " O evangelho". A razão de haver quatro é pelo seguinte:
O de Mateus dirige-se aos judeus e apresenta Jesus como o Messias, Marcos dirige-se aos romanos e apresenta Jesus como Rei Vitorioso e Vencedor sendo o menor entre os quatro. Lucas foi escrito aos gregos e apresenta Jesus como o FILHO DO HOMEM, sendo mais meticuloso entre eles. João dirige-se à Igreja e é o mais espiritual entre todos.
HISTÓRIA- Atos dos apóstolos
EPÍSTOLAS- São 21- de romanos a judas. Contém a DOUTRINA DA IGREJA. Subdividem-se em:
ECLESIÁSTICAS- São nove e dirigem-se a Igreja-de romanos a tessalonicenses
INDIVIDUAIS-São quatro dirigidas a indivíduos- de Timóteo a Filemon
COLETIVA- A carta aos hebreus
UNIVERSAIS-São sete, dirigida a todos indistintamente - de Tiago a Judas
PROFECIA- O livro do Apocálípse ou revelação, trata da volta de Cristo e das ocorrências que precederão esse glorioso evento.
Os livros da Bíblia não estão em ordem cronológicas e sim por assuntos e mesmo dentro de cada livro alguns também não se apresentam em ordem cronológica.
CONTINUA.
NA PRÓXIMA AULA ESTAREMOS ESTUDANDO A HISTÓRIA DA BÍBLIA

No comments: