10.8.06

5º aniversário do círculo de oração da cong. da Antonio de Melo



Estivemos em festa no mês de julho com o aniversário do nosso círculo de oração, regido pela imã Leninha as irmãs louvaram ao Senhor com entusiasmo e alegria. Várias outras congregações estiveram conosco compartilhando bênçãos, entre elas a cong. metodista de Jardim Pernambuco, nossas cong. de Queimados e Cacuia entre outras.

8.8.06

PAIS DA REFORMA, VOCÊ OS CONHECE?

Hoje ouvios muito falar de Lutero e suas teses, no total de 95, que ele mesmo pregou na porta do castelo de Wittenberg, no estado alemão da Saxônia. Mas quem deu os primeiros passos?
Relatei alguns deles aqui e espero ser de grande proveito aos irmãos cinceros que buscam conhecimento.
Os valdenses: discípulos de Pedro Valdo, de Lião, França, homem que contratou eruditos para traduzirem a Bíblia para a langue d'oc (uma lingua regional do sul da frança) no séc. 12. Estes rejeitavam o sacerdócio católico, as indulgêcias, o purgatório, a transubstanciação e outras práticas e crenças católicas tradicionais.
Os albigenses: Iniciou-se no séc. 12 eram conhecidos também como cátaros. Tinha sua própria classe clerical celibatária que esperavam ser recebidos com reverência. Rejeitavam as doutrinas da Trindade, do nascimento virginal de Jesus, do inferno de fogo e do purgatório. Uma cruzada organizada pelo papa Inocêncio II masacrou o movimento matando mais de 20000 homens , mulheres e crianças.
João Wycliffe: sacerdote católico e professor de teologia na universidade de Oxford, Inglaterra. Pregou contra a corrupção das ordens monásticas, taxação papal, a doutrina da transubstanciação, a confissão e o envolvimento da Igreja em assuntos temporais. Passou seus últimos anos de vida traduzindo a vulgata latina para o inglês produzindo assim, juntamente com seu amigo Nicolau Hereford, a primeira Bíblia em inglês.
João huss: theco, sacerdote católico e reitor da universidade de Praga, pregou contra a corrupção na Igreja e frisou a importância de ler a a Bíblia. Foi condenado como herege no concílio de Constança e queimado vivo na estaca.
Girolamo Savonarola: monge dominicano do mosteiro de São Marcos, em Florença, Itália. Falou contra a corrupção na Igreja e no estado, em 1497 o papa o excomungou. No ano seguinte ele foi preso, torturado e enforcado.
Muitos outros movimentos de menor dimensão histórica, mas não menos importantes, surgiram em busca da verdade antes que a reforma culminasse nas mãos de Martinho Lutero no dia 31 de outubro de 1517.

PARABÉNS!

Estamos comemorando o aniversário do nosso querido pastor Gilsom, dirigente do templo na rua Antonio de Melo, Jardim Pernambuco, Nova Iguaçu-RJ, neste dia 08/08 ele ofereceu seu culto em ações de graças ao nosso Deus.
Foi um momento de muita alegria para nós, que somos os parabenizados por tê-lo como pastor.
Irmão Gilsom, que Deus continue lhe abençoando e usando neste ministério, é o que todos nós da "Antonio de Melo" desejamos ao sr. e toda a sua família.

11º aniv. do circ. de oração do nosso templo na rua Felipe Pereira