21.1.07

subsídio para EBD


BATISMO
A palavra batismo vem do origunal grego "imergir", "mergulhar". O que nos leva a verdade de que todo batismo cristão deve ser por imersão, mergulho. Mesmo nos tempos apostólicos essa era a maneira usual de batismo entre os cristãos e os judeus.
Como se deu origem ao batismo por aspersão e afusão? Bem, para responder a esta pergunta devemos levar em conta dus coisas:
1-O batismo não salva, mas sim o sacrifício de Jesus
2-Não completa a salvação
Com a crença de que a salvação só era alcançada com o batismo, iniciou-se o batismo de doentes e crianças, sendo que as tais não poderiam ser submersas, foram batizadas das duas últimas formas.
Os defensores do batismo por aspersão ou afusão defendem sua teoria na forma de que os sacerdotes judeus bem como os profetas e reis era ungidos por afusão( derramamento de óleo sobre suas cabeças) e o povo de Israel quando fez o pácto com Deus, fora sacrificado um animal e seu sangue aspergido sobre o povo como sinal de que o povo cumpriria sua parte no acordo.
No entanto mesmo Jesus , o eunucobatizado por Filipe e outros , provam a necessidade de muitas águas para efetuarem um batismo.
O BATISMO E SEU SIGNIFICADO
O batismo cristão está relacionado a três coisas no mínimo:
1-morte do batizando para o mundo
2-seu sepultamento
3-sua ressurreição para viver em novidade de vida
A sua morrte é representada pela sua entrada na água, seu sepultamento pela sua imersão e sua ressurreição pela emersão.

No comments: